O prato alemão chamado Hering é feito com carne de peixes chamados arenques. Existem diversas maneiras de se preparar esta iguaria, como a carne servida crua, em conserva, desidratada, entre várias outras.

O chef Flávio Frenkel traz uma receita de Hering, que foi passada de geração em geração, até chegar a sua mãe. Ele garante que nunca vai passar a receita completa, porque sempre faltarão dois ingredientes: “amor materno e conteúdo humano.”

Anote a receita e faça também para os seus familiares. Tome nota!

Hering:

Ingredientes

1 kg de sardinhas pequenas limpas (tradicionalmente se faz com arenque)

1 cebola grande

5 folhas de louro

20 grãos de pimenta, moídos na hora

5 colheres (sopa) de vinagre de maçã (talvez um pouco mais no final)

Suco de 1 limão

1/2 xícara de salsinha fresca picada

1/4 de xícara de cebolinha picada

Cerca de 300ml de creme de leite fresco

Sal a gosto (mais um monte de sal para curar as sardinhas)

5 colheres de óleo de canola ou girassol

 

Preparo

Corte as sardinhas ao meio, retire as barbatanas e nadadeiras e coloque-as em uma travessa, com o lado aberto para cima. Salgue excessivamente as sardinhas, cobrindo as com uma camada de sal. Se precisar fazer mais de uma camada de sardinhas na travessa, não esqueça de salgar cada camada.

Cubra a travessa com filme plástico e deixe na geladeira por um dia.

No dia seguinte, lave as sardinhas e a travessa e deixe as sardinhas de molho em água limpa por 15 minutos.

Escorra as sardinhas e salgue novamente como da primeira vez. Este processo deve ser repetido por três dias pelo menos.

No terceiro dia, antes de dessalgar as sardinhas, retire a espinha dorsal de uma vez só. Como a carne foi curada, os ossos e espinhas saem facilmente.

Agora, faça o processo para dessalgar e no final, verifique se as sardinhas realmente ficaram dessalgadas. Se estiver salgado ainda, lave-as e deixe de molho por mais uns 15 minutos.

Depois de tudo, seque as sardinhas com um pano limpo ou papel absorvente.

Corte as sardinhas em pedaços de 5cm, para que seja mais fácil comer e coloque numa tigela. Corte as cebolas ao meio e depois em fatias finas e misture às sardinhas. Adicione o limão e o vinagre e espere 10 minutos. Salgue as sardinhas e prove o tempero.

Adicione os demais ingredientes, deixando o creme de leite por último. As sardinhas não devem estar nadando no creme de leite, mas deve formar um molho. Misture bem.

Prove o tempero e corrija se precisar de um pouco mais de limão ou vinagre. Deixe, pelo menos, 3 horas na geladeira e prove o sal na hora de servir.

Sirva preferencialmente com pão preto, mas fica muito bom com torradas ou pão italiano.