Você já deve saber que o excesso de sódio faz mal à saúde. Por isso, é possível salgar suas refeições com alternativas ao sal, deixando seus pratos mais saborosos e ainda provar novos sabores. Manter uma alimentação equilibrada é muito importante. Evite os temperos prontos, pois eles contêm uma grande quantidade de sódio e outros ingredientes que são inimigos da sua saúde. Confira 10 temperos naturais que são uma ótima alternativa ao sal:

1. Alho
Além de tornar os pratos saborosos, o alho combina com diversos alimentos. O tempero também estimula funções respiratórias, reduz a taxa de colesterol total e triglicerídeo no sangue e elimina toxinas e bactérias patogênicas.
2. Cebola
Presente em quase todos os tipos de pratos, a cebola realça o sabor dos alimentos e também melhora a circulação sanguínea. Além disso, previne o envelhecimento das artérias e é rica em potássio, que ajuda no controle da pressão arterial.
3. Gengibre
O gengibre tem ação digestiva, diurética, antitrombótica, antidepressiva, antisséptica. Ele funciona como estimulante da circulação geral e cardiovascular. É um ótimo ingrediente na preparação de sucos, para dar sabor a caldos, sopas e cozidos.
4. Pimenta
Este tempero pode ser utilizado em aves, frutos do mar, carnes, molhos e pratos baianos. A pimenta ajuda na redução do colesterol no sangue, melhora o sistema imunológico, auxilia na digestão, na eliminação de bactérias nocivas ao organismo e na circulação sanguínea.
5. Limão
O limão é um excelente tempero para saladas e peixes. Ele aumenta as defesas do organismo, facilita a digestão e regula a absorção de açúcares.
6. Coentro
O coentro melhora a digestão e é fonte de magnésio, além de ser fonte de vitaminas A, C e do complexo B. O ideal é que o coentro seja acrescentado apenas na finalização dos pratos.
7. Hortelã
Este tempero deixa qualquer comida ainda mais cheirosa e previne problemas bucais e ainda ajuda na digestão, aliviando problemas estomacais e intestinais. Utilize a folha da hortelã em chás, sucos, feijões, batatas, berinjelas e cordeiros.
8. Manjericão
O manjericão tem ação antioxidante e anti-inflamatória, podendo ser utilizado em molhos para massas, sopa de legumes, tomates, carnes, frangos e peixes.
9. Alecrim
O alecrim atua no sistema digestório, aumentando a produção de enzimas digestivas e combina com molhos, ensopados, tomates e carnes.
10. Salsinha
O tempero deixa os pratos mais coloridos e alegres e é rico em antioxidantes. A salsinha possui ação anti-inflamatória e vai bem nos legumes, assados, sopas, massas, carnes e frangos.

Qual é o seu preferido? Experimente também combinar os temperos e criar um prato único, com um sabor que você nunca provou antes. Depois, conte para a gente!